Passo a Passo

Neste breve Passo a Passo, você receberá informações que lhe guiarão a executar o Procedimento de Matrícula on line de forma rápida e segura. Caso você tenha alguma sugestão ou dúvida, clique no botão Fale Conosco e a envie para nossa equipe.

1º Passo: Acesso ao Procedimento

Para iniciar o Procedimento de Matrícula pela Internet, você deve clicar no botão Matrícula. Logo após, a seguinte tela será apresentada:

Nesta tela, você informará o seu CPF e seu Código de Acesso
Caso você não saiba o que é um Código de Acesso, clique no botão Ajuda na tela principal do site.

Leia com atenção as informações, para que você realize o Procedimento de Matrícula, de forma rápida e sem problemas. 

Caso seja o seu primeiro acesso, a tela a seguir será apresentada:

Esta é a tela de Criação da Assinatura Digital

Você deverá trocar o seu Código de Acesso por uma Assinatura Digital com seis caracteres, sendo estes letras e/ou números.

Após as telas anteriores, será apresentada a tela de Cadastro de Endereço Eletrônico (E-mail)
Caso você possua endereço eletrônico, informe-o para receber informações sobre seu Procedimento de Matrícula tais como a confirmação da realização da sua matrícula e outras de seu interesse. Se você não possuir endereço eletrônico, poderá seguir para o próximo passo, clicando no botão Avançar.

2º Passo: Dados do Contratante/Discente(s)

Após confirmadas suas informações de CPF e Assinatura Digital, será apresentada a tela abaixo:

Nesta tela, você receberá informações do Contratante (Nome e CPF) e dos Discente(s) respectivo(s).

Para cada Discente, será montada uma tabela que irá conter informações como CPD, Nome e Curso. 
Caso o Discente esteja com alguma pendência, seja ela financeira, da biblioteca ou de documentos para processo de transferência, esta será apresentada ao Contratante.

Somente será permitida a continuação do Procedimento de Matrícula, se o Discente não possuir pendências.

Clicando no CPD ou Nome do Discente você será enviado para para o 3° Passo.

3º Passo: Confirmação/Alteração de Dados 

Esta é a tela de Confirmação/Alteração de Dados.

 

Nela serão carregados, para o formulário, as informações existentes em nossa Base de Dados. 
Caso alguma informação do Contratante ou Discente tenha sido alterada ou não exista na Base de Dados, você poderá usar o formulário para modificar ou acrescentar a informação. 

Você deverá clicar em Salvar para que suas informações sejam guardadas em nossa Base de Dados. 

Caso todas as informações estejam corretas, clique em Avançar e você será enviado para o 4° Passo.

4º Passo: Assinatura da Carta do Financeiro
(caso você já tenha assinado a Carta do Financeiro e o Contrato você será enviado direto para o 6° passo)

Na tela abaixo você terá a Carta do Financeiro. Nela você receberá informações sobre alguns procedimentos/valores que devem ser observados por você. Para continuar o Procedimento de Matrícula, você deverá ler e aceitar os termos definidos na Carta do Financeiro.

Após ler e aceitar os termos, será apresentada a tela abaixo para você informar a sua Assinatura Digital e confirmar que aceitou a Carta do Financeiro.
Após, você seguirá para o próximo passo.

Tela de Aceitação dos Termos definidos na Carta do Financeiro 

5º Passo: Assinatura do Contrato
Na tela abaixo você receberá informações sobre o Contrato a ser firmado entre o CEUMA/UNICEUMA e você. Para continuar o Procedimento de Matrícula, você deverá ler e aceitar os termos definidos no Contrato.

Após ler e aceitar os termos, será apresentada a tela abaixo para você informar a sua Assinatura Digital e confirmar que aceitou o Contrato.
Após, você seguirá para o próximo passo.

Tela de Aceitação dos Termos definidos no Contrato

 

6º Passo Histórico para Matrícula


No Histórico para Matrícula, você receberá, apenas para conferência, as médias de todos os semestres já cursados.

Você será, ainda, informado da Turma, Turno e Nível nos quais o Discente será matriculado, após a confirmação bancária da efetivação do pagamento. 

Clicando em Avançar, você será enviado para o 7° Passo.

7° Passo: Matrícula em Regime de Dependência
Nesta tela o aluno poderá fazer sua pré-inscrição nas disciplinas em que não obteve aprovação.Caso o aluno não tenha ascendido (Aluno Simestral com mais que 2 Reprovações e Aluno Anual com mais que 4 Reprovações), este deverá aceitar os termos do Regime Especial. 
Para aceitá-lo basta clicar no botão de aceitar termos.
Após aceitar os termos de Regime Especial, serão listadas todas as disciplinas em que o aluno não obteve aprovação.Para cada disciplina o sistema poderá mostrar a turma em que o mesmo poderá se inscrever.Para realizar a inscrição o aluno terá que clicar na caixa ao final da linha da disciplina correspondente. 
Após selecionar a disciplina o aluno deverá clicar no botão Cadastrar Dependências. 


8° Passo: Pagamento
Nesta tela você receberá informações sobre o boleto a ser pago, tais como: o valor da parcela, o valor a ser pago e a data de vencimento.

 

Caso você queira ler o Contrato de Serviço e a Carta do Financeiro você deverá clicar nos botões respectivos.

Para imprimir o boleto bancário, clique no botão Imprimir Boleto Bancário.

Após a impressão, você será informado sobre quais providências terá de adotar para finalizar o seu Procedimento de Matrícula.