carregando...

Comunicado

Conforme Decreto Estadual n. 35.662 e atendendo à recomendação do SINEPE-MA, a Universidade Ceuma suspendeu as aulas presenciais em todas as suas unidades com o objetivo de garantir a segurança da comunidade acadêmica por meio do isolamento social. Observamos ainda o Decreto n °35.677 de 21, de março de 2020 que estabelece medidas de prevenção do contágio e de combate à propagação da transmissão da COVID-19 e também do estado de calamidade pública declarado por meio do Decreto n° 35.672, de 19 de março de 2020.
Entretanto, para que sejam minimizados os efeitos advindos dessa situação ímpar a que todas as instituições de ensino foram submetidas, estamos mantendo o funcionamento de setores vitais durante a suspensão das aulas presenciais.
Ressaltamos que a equipe de tecnologia está trabalhando diariamente no sentido de garantir o acesso de todos os alunos à plataforma TEAMS e aos demais serviços online, entretanto, se você ainda não tem e-mail institucional (necessário para acesso ao TEAMS) ou não está conseguindo entrar no ambiente da sua sala de aula, pedimos que acesse o link http://ativacao.ceuma.br/ e siga as orientações nele contidas. Também está disponível um vídeo com o passo a passo para utilização da plataforma.
Pedimos que mantenham a observância às informações atualizadas em nossas redes sociais ou busquem informações em nossos canais oficiais e atendimento.
Serviços para a comunidade acadêmica:
http://www.ceuma.br/portal/?page_id=3691

Tutoriais


Criação de e-mail institucional
Clique aqui

Bibliotecas
Clique aqui

FAQ

Perguntas Frequentes

Qual a deliberação do MEC às Instituições de Ensino Superior frente à situação do COVID-19?

De acordo com a PORTARIA Nº 343, de 17 de março de 2020: Art.1º Autorizar, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

O que é uma aula que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação?

É uma aula com interação entre docentes e estudantes por meio de recursos tecnológicos com a postagem de conteúdos educacionais em uma plataforma virtual. O Grupo Educacional CEUMA optou pela utilização da plataforma TEAMS, que consiste em um software que conecta pessoas em momentos síncronos e assíncronos.

O que preciso para acompanhar as aulas de casa?

Você deverá ter acesso a um computador/celular conectado à internet, logo após, será necessário cadastrar o e-mail institucional (ver tutorial – PDF, caso você não tenha), em seguida, acessar a plataforma TEAMS dentro do e-mail já criado. Lá constam os materiais, quais sejam, aulas, vídeos e atividades.

Como será a interação com o docente durante a aula?

O docente vai acessar a plataforma, responder mensagens, corrigir atividades e poderá ainda agendar data(s) para realização de chats ou videoconferências.

Como entro na plataforma virtual?

UNICEUMA: Através do site extranet.ceuma.br/novoportal, no menu Graduação, submenu: Consulta de E-mails, ou acesse diretamente pelo link: ativacao.ceuma.br

UNIEURO: webmail.unieuro.com.br
UNIFAMAZ: webmail.famaz.com.br
CEUPI: webmail.ceupi.com.br
CESUP: webmail.cesup.edu.br

Como será feito o controle de presença?

Através da entrada na plataforma e participação dos estudantes nas atividades propostas.

As monitorias e estágios estão mantidos?

Todas as atividades referentes às monitorias e estágios estão suspensas. O docente deverá criar a turma no TEAMS para compartilhar materiais, tais como estudos de caso e situação problema referentes às atividades práticas dos estudantes.

Tem alguma dúvida sobre o processo?

Entre em contato com a coordenação do seu curso.
Canais de atendimento:
4020-7525 (Call Center)
(61) 4020-7525 (WhatsApp)